Você está em:

Inicial >

Fabricação

FABRICAÇÃO

A seguir estão descritas as diferentes etapas que ocorrem no Processo de Fabricação dos Compensados LFPP.

1° Corte de Arvores

A LFPP utiliza em seu processo de fabricação toras proveniente de florestas plantadas, das espécies Pinus e Eucalipto. As toras são cortadas em determinadas medidas para serem transformadas em laminas pelo torno. São transportadas por caminhão até o pátio de toras, onde são descarregadas pelas máquinas.

2° Cozimento das Toras

As toras são aquecidas em tanques de cozimento a vapor, em uma Temperatura de 70°C por aprox. 12 horas. Este processo é fundamental para prolongar a utilização da das facas do torno e garantir uma boa qualidade das laminas de madeira. Utilizamos a própria energia da caldeira para o aquecimento dos tanques. Nossa caldeira é movida pelo próprio resíduo de descarte do nosso processo de fabricação.

3° Desfolhamento das Toras

As Toras são colocadas no sentido horizontal no torno laminador e desfolhadas em espessuras pré determinadas gerando as laminas para a fabricação dos Painéis. No torno maior as toras são transformadas em capas. Nos tornos menores, as toras são transformadas em miolo, camada de dentro dos painéis.

4° Secagem das Laminas

As Laminas são colocadas manualmente no secador e transportadas por correias para dentro do equipamento onde através do calor perdem umidade gradativamente. Este processo é fundamental para evitar o apodrecimento das laminas antes do processo de colagem e para garantir a uma colagem ideal na próxima etapa.

5° Montagem e Colagem

Os painéis são montados manualmente em camadas sobre postas uma as outras. As laminas de madeira são coladas com a grã alternada, geralmente com ângulo de 90°. A Capa, a contra capa e o enchimento são laminas que não são passam pelos rolos. O miolo é a lamina recebe aplicação da cola.

6° Pré Prensagem

Os Painéis são Pré prensados a frio com a finalidade de iniciar o processo de transferência de cola entre as camadas e facilitar a entrada dos painéis nos pratos da prensa a vapor na próxima etapa.

7° Prensagem

Os painéis são prensados sob pressão e temperatura pelas prensas a vapor. Importante processo para que aconteça a cura da cola.

8° Esquadrejamento

Os painéis são cortados na serra esquadrejadeira para se obter as dimensões finais desejadas.

9° Emassamento

Para corrigir os defeitos naturais da madeira, os painéis são emassados e reparados para se obter uma superfície lisa e bem acabada.

10° Calibradeira

Os Painéis são calibrados com a finalidade de se obter uma superfície lisa e medidas uniformes.

11° Pintura e Enfardamento

Nossos produtos são pintados e enfardados de acordo com a solicitação do cliente.

12° Carregamento e Transporte

Contamos com uma eficiente linha de transporte para todo o manuseio da de toda a matéria prima, produto semi acabado e produto acabado. Com a nossa própria frota de caminhões podemos entregar nossos produtos de forma rápida e segura.

Rua dos Imigrantes - 1200
Bairro Jardim Miraluz
Imbituva - PR

(42) 3436 - 1325

2012. Compensados LFPP LTDA.